Paranapiacaba por Taquarussu


Boa tarde galera!

Hoje a pedalada foi para Paranapiacaba pela estrada de terra de Taquarussu, partimos de Mogi das Cruzes.

A pedalada foi excelente! O dia estava muito bom, eu pensei que seria um dia chuvoso mas não, foi tranquilo.

Bom como de costume, adoro conhecer as histórias dos lugares por onde passo e a Vila de Taquarussu me deixou muito curioso sobre o lugar.

O local fica no distrito de Quatinga. A Vila foi uma importante fazenda da Mineradora Fanti Begliomini Ltda, recebendo muitos imigrantes italianos em busca de trabalho.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra, que era quem mantinha Paranapiacaba, entrou em crise não conseguindo mais mandar carvão mineral para os maquinários. Foi então que as famílias Fanti e Begliomini passaram a abastecer a São Paulo Railway, nome da linha férrea na época, com o carvão que produziam.
O vilarejo é lindo, parece aqueles lugares que só se vê em sonho, mas carece de informações turísticas. Por ser um achado no meio das montanhas da região, ainda é pouco explorado inclusive pelas empresas de turismo local.

Para chegar à vila é preciso pegar a Estrada de Paranapiacaba. Muitos grupos se unem para fazer a travessia a pé, já que a via é toda de terra e pedra, fácil de trafegar. A caminhada dura em torno de uma hora e meia. É possível fazer o percurso de bicicleta e carro também, em aproximadamente 20 minutos - dependendo da condição da estrada pode levar um pouco mais.
Ao longo do caminho, que é todo acompanhado pela Mata Atlântica, é possível ver espécies de aves e bichos bem característicos da vegetação, além de nascentes e pequenas corredeiras.

A Vila de Taquarussu foi restaurada em 2007 e continua impecável. Hoje, seis famílias moram e preservam as construções, em especial a Igreja de Santa Luzia, uma das mais antigas de toda a região, que fica aberta ao público. De frente com ela, além do pequeno e charmoso coreto, há duas construções em que funcionavam antigos comércios e um posto de gasolina curioso. Ainda hoje há ali uma bomba manual de abastecimento.
Há alguns passos, um lago rodeado de pinheiros chama a atenção. Mais do que isso, a quantidade de famílias sentadas debaixo dessas árvores fazendo piquenique, ou até mesmo aquele merecido descanso ao raro som da natureza formam cenários adoráveis.

Taquarussu é encantador. Pode ser a pé, de bicicleta ou de carro. O importante é reservar em sua agenda um final de semana para conhecer este lugarzinho tão escondido e tão inspirador. E se for até lá, prepare um bom piquenique, pois na vila não há nenhum lugar para comer ou comprar comidinhas. Não esqueça de levar água, repelente, protetor solar, roupas leves, tênis e claro, a câmera fotográfica.

Bom pedalamos mais um pouquinho e chegamos em Paranapiacaba, destino da nossa cicloviagem.

Paranapiacaba é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo, no Brasil. Surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, companhia esta que operava a estrada de ferro que realizava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos e vice-versa.


"Paranapiacaba" originou-se do termo tupi paranapiacaba, que significa "lugar de onde se vê o mar", através da junção de paranã (mar), epiak (ver) e aba (lugar)

A São Paulo Railway inaugurou sua linha férrea em 1º de janeiro de 1867. Ela, primeiramente, serviu como transporte de passageiros; também serviu como escoamento da produção de café da província paulista para o porto de Santos. Em 1874, foi inaugurada a Estação do Alto da Serra, que, mais tarde, seria denominada Paranapiacaba.

No ano de 1898, foi erguida uma nova estação com madeira, ferro e telhas francesas trazidos da Inglaterra. Esta estação tinha, como característica principal, o grande relógio fabricado pela Johnny Walker Benson, de Londres, que se destacava no meio da neblina muito comum naquela região.


A primeira estação foi desativada e reutilizada, posteriormente, como cooperativa dos planos inclinados. A 15 de julho de 1945, a "Estação do Alto da Serra" passa a se denominar "Estação de Paranapiacaba". A 13 de outubro de 1946, a São Paulo Railway foi encampada pela União, criando-se a "Estrada de Ferro Santos-Jundiaí". Somente em 1950 a rede passa a unir-se à Rede Ferroviária Federal.Com o aumento do volume e peso da carga transportada, foi iniciada em 1896 a duplicação da linha férrea, paralela à primeira, a fim de atender à crescente demanda. Essa nova linha, também denominada de Serra Nova, era formada por 5 planos inclinados e 5 patamares, criando um novo sistema funicular. Os assim chamados novos planos inclinados atravessavam 11 túneis em plena rocha, enfrentando o desnível de 796 metros que se iniciava no sopé da serra, em Piaçagüera, no município de Cubatão. O traçado da ferrovia foi retificado e suavizado e ampliaram-se os edifícios operacionais. A inauguração deu-se em 28 de dezembro de 1901.

(Locobreque em 2010 em seu atual estado de conservação, no pátio aberto a visitação)

Em 1974, é inaugurada o sistema de cremalheira aderência. No ano de 1977, a segunda estação foi desativada, dando lugar à atual estação. O relógio foi transferido do alto da estação anterior para a base de tijolo de barro atual. A 14 de janeiro de 1981, ocorreu um incêndio na antiga estação, destruindo-a completamente. O sistema funicular foi desativado em 1982. Em 2010, oCorreio fez lançamento de selo postal ostentando o patrimônio ferroviário de Paranapiacaba.


Link do Trajeto que gravei pelo Wikiloc:http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=4168488

Km: 95 km (da minha casa).

Plano altimétrico:



É isso ai galera essa cicloviagem foi dahora, faltava em minha lista conhecer este maravilhoso lugar.

Grande abraço!!! E até a próxima!

3 comentários:

  1. Adorei o relato, Rodolfo! Fiquei curiosa para conhecer a Vila de Taquarussu. Paranapiacaba eu já conheço, mas gostaria de voltar também. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Unknown kkk (Thelma) td bem? Então essa vila Taquarussu é bem pequenininha, do tamanho da vila do chaves kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Tem o mapa para sair de Paranapiacaba e ir à Fazenda Taquarussu...?
    Não estou encontrando na internet... estou acostumado ir de bicicleta para Paranapiacaba, mas até o momento não fui nessa fazenda Taquarussu...!!!!

    Cicloabraços Joaozinho
    http://joaozinhomenininho.blogspot.com.br/2013/03/brasil-paranapiacaba-68km.html

    ResponderExcluir