Salé - Paraibuna - Sta Branca - Salé - Por terra


Hoje como foi feriado em Suzano, eu e meu amigo Hélio tivemos folga no serviço, então boa pedalar!
Eu precisava mapear uma trilha para completar um circuito que estamos elaborando na região do alto Tiête.
Salesópolis – Paraibuna – Santa Branca – Salesópolis




























Link: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6474887
(Eu ainda não arrumei a parte que o GPS indica errado, antes de baixar e seguir, entre em contato comigo que eu explico)
Na verdade o que interessava para mim, era somente o trecho até santa branca pois o cicrcuito de cicloturismo que estamos criando, teria hospedagem em Paraibuna no 5° dia e no sexto seria de Paraibuna até Guararema passando por Sta Branca
Começamos por uma rua de terra logo após a entrada da Estrada da Petrobrás, só q pela esquerda.
Uma deliciosa estrada de terra, de chão batido até chegar a Paraibuna.
Varias paisagens e Fazendas de gado. O trecho começa assustando o ciclista com subidas que mais a frente proporciona belas descidas.
Procuramos por algumas cachoeiras desviando um pouco da rota, achamos, porém não muito boa, possuía casas perto e tivemos receio de a água estar contaminada.
Essa cicloviagem não é muito boa de cachoeira, até tem uns rios e quedas d água para se fotografar mas nada em especial. 
Chegamos em Paraibuna por volta das 12h e fomos passear na cidade e procurar pontos de interesse para os ciclistas que posteriormente ficarão hospedados na cidade. Achamos um Hotel muito organizado e fomos conhecer e pegar os contatos, logo tudo isso será divulgado. Almoçamos, tiramos algumas fotos na cidade e partimos para Sta Branca.
 





Não demorou muito e nos deparamos com um erro no nosso GPS, a trilha que estávamos seguindo que por sua vez foi gravada manualmente através do Wikiloc, mandava-nos subir por uma faixa de dutos  da Petrobras, na verdade era quase impossível subir e tivemos que seguir por outro caminho. Esse outro caminho passa por dentro de uma fazenda de Gados, fazenda São Pedro, divisa de Paraibuna com Sta Branca. Tivemos um imprevisto enorme, os gados não nos deixavam passar e perdemos algum tempo. Esse trecho da fazenda já não era mais uma rua e sim uma single track, onde ficamos assustados pois não sabíamos ao certo o que vinha pela frente, já que esse pedaço estávamos fazendo sem auxilio de um GPS. 
Nossa preocupação era cruzar com a rota do GPS novamente. Ao sair da área da fazenda, encontramos uma bifurcação em T, e escolhemos ir pela direita, já que a faixa anteriormente sumiu a nossa direita, teríamos que encontra-la. E foi isso que aconteceu depois de um belo trecho por uma área muito fechada, um calipeiro, reserva de eucalipto.













 Nesse ponto a chuva nos acompanhava atrasando um pouco a nossa expedição por causa da lama que fazia um atraso mesmo.

Encontramos num pasto uma corredeira onde lavamos as bikes, que logo seriam sujas novamente. Andamos um belo trecho de sobe e desce até chegar a Sta Branca.
Chegando na cidade, tiramos uma foto na igreja principal e fomos comer um lanche.
 






Compramos pilhas pois precisávamos subir a serra de Sta Branca – Salesópolis e já estava de noite.
Subimos a serra em uma boa velocidade e encontramos três ciclistas locais que moravam por ali.
Chegamos a Salesópolis às 20h satisfeitos por ter feito o mapeamento desta região, tomamos um cofé no posto e nossa Cicloviagem se encerra após 102 km de pedaladas em plena quarta feira por um trajeto não muito freqüentado por ciclista e que nos não conhecíamos. Esse foi nosso relato, espero que tenham gostado e estou muito ansioso para fazer um repetéco em breve. Muito Obrigado e boas pedaladas!

Um comentário:

  1. Poxa Rodox esse foi um belo pedal mesmo não vejo a hora de fazer a cicloviagem completa...

    ResponderExcluir